Reabilitação do Largo Infante D. Henrique

Promotor: Câmara Municipal de Torres Vedras

O Largo Infante D. Henrique ocupa um lugar estratégico no contexto do Centro Histórico da Cidade de Torres Vedras, implantando-se junto à antiga porta nascente da cidade medieval, e é dominado pela presença do Chafariz dos Canos, estrutura monumental de génese medieval, classificada como Monumento Nacional desde 1910.

A reabilitação do conjunto desenvolve-se através de duas intervenções que se complementam: a intervenção sobre o monumento, cujo projecto de conservação e restauro se encontra concluído, e a intervenção sobre o espaço público do largo, que constitui o objecto do presente projecto.

O projecto de reabilitação do Largo Infante D. Henrique articula-se com o projecto de Reabilitação dos Largos de São Pedro e Wellington e o projecto dos Arruamentos, projectos igualmente integrados no Torres ao Centro.

 

A intervenção procura valorizar as potencialidades internas do espaço do Largo, tomando como referência estruturante o Chafariz, e as potencialidades externas, operando sobre a articulação com o tecido urbano envolvente.

Tem ainda como propósito a introdução de uma componente lúdica que promova a revitalização do espaço, materializada na implantação de um espelho de água, elemento de elevada carga simbólica e indutor de múltiplas leituras do espaço.

O projecto propõe ainda acções de repavimentação do espaço do Largo e ruas adjacentes, a renovação da iluminação e mobiliário urbanos e a redução do impacto visual causado pelo tráfego automóvel na Rua Cândido do Reis.