Fórum Cultural

Promotor: Fórum de Associações Culturais de Torres Vedras

O projecto Fórum Cultural tem como objectivo a construção da sede do Fórum de Associações Culturais de Torres Vedras, que reúne o Académico de Torres Vedras; a Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras; a Camerata Vocal de Torres Vedras; o Espeleo Clube de Torres Vedras e a Sociedade Recreativa Operária de Torres Vedras.

O projecto propõe a reabilitação do conjunto edificado situado junto ao morro e muralha do Castelo, conjunto imponente que tem como elemento emblemático a passagem em arco sobre a Travessa do Quebra-Costas.

A intervenção cumpre vários propósitos subjacentes aos processos de regeneração urbana: recupera estruturas físicas existentes, valorizando o espaço público envolvente; introduz funções que promovem hábitos de

 

sociabilização e de criação de relações de vizinhança; promove o debate e a reflexão multidisciplinares e capta para o núcleo do centro histórico novos utilizadores e frequentadores.

O programa proposto para o Fórum é abrangente e diversificado, reflexo da natureza das associações que o constituem, incidindo em áreas como a música, o xadrez, a educação ambiental, a defesa do património, o teatro, a dança e a fotografia.

Das funções previstas destacam-se: Espaço multimédia; Centro de Documentação; Cafetaria; Sala de Exposições Temporárias; Escritórios/ Gabinetes.