Reabilitação dos Largos S. Pedro e Wellington

Promotor: Câmara Municipal de Torres Vedras

O projecto de reabilitação dos Largos de São Pedro e Wellington é constituído pelo conjunto dos espaços públicos que se desenvolvem em torno da Igreja de São Pedro, edifício imponente localizado no limite nascente do Centro Histórico, classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Actualmente, este conjunto de espaços apresenta-se fragmentado formal e funcionalmente, carecendo de uma intervenção que reforce a sua identidade e que materialize a sua importância espacial, histórica e simbólica no contexto do tecido urbano do Centro Histórico de Torres Vedras.

Ao Plano de Pormenor de Reabilitação do Centro Histórico de Torres Vedras, o projecto foi buscar alguns princípios programáticos, como sejam a

 

pedonalização do Largo Wellington e a sua conversão em espaço de estadia e lazer, a restrição e/ou condicionamento da circulação rodoviária e a requalificação de pavimentos e mobiliário urbano.

O projecto propõe a construção de um terreiro de saibro sobrelevado na parte posterior da Igreja, equipado com árvores e bancos corridos.

Na parte fronteira, é criada uma plataforma de acesso à entrada principal da Igreja, cuja colocação e geometria procuram reforçar a ligação entre o edifício e o espaço público que o envolve. Procede-se ainda ao enterramento de infra-estruturas e à implementação de um projecto de design de iluminação pública.