Pro Centro (Casa da Cerca da Josefa e Largo da Porta do Castelo)

Promotor: Câmara Municipal de Torres Vedras

O projecto Pro Centro implanta-se junto ao Castelo de Torres Vedras, numa das áreas mais centrais e emblemáticas do Centro Histórico, e engloba o quarteirão conhecido por Cerca da Josefa e os espaços públicos envolventes.

O projecto compreende dois espaços de intervenção: a "Casa da Cerca da Josefa", correspondente ao conjunto edificado existente no referido quarteirão, e o "Largo da Porta do Castelo", que engloba o actual logradouro e os Largos Morais Sarmento e Jacinto Pio Sobreiro.

Para a "Casa da Cerca da Josefa", o projecto prevê a introdução de funções de utilização pública, tais como: um Posto de Atendimento ao Cidadão/Turista; um Centro de Recursos, contendo um espaço de leitura de periódicos; uma sala polivalente e uma sala exposições; um Cyber Café, com esplanada exterior; e o Gabinete do Centro Histórico, estrutura dirigida para a gestão e

 

implementação de programas de reabilitação habitacional.

Pretende-se ainda que o processo de reabilitação dos edifícios possa constituir, ele próprio, uma oportunidade para uma leitura sobre as formas de intervenção no património construído local.

Para o "Largo da Porta do Castelo", o projecto propõe a abertura do logradouro e a sua fusão física com os espaços públicos envolventes, procurando garantir uma maior interligação e coerência formal e funcional entre as diferentes partes que constituem todo o conjunto urbano.

Pretende-se ainda, a par da dignificação de um espaço de forte carga histórica e social, melhorar as condições de contemplação do Castelo e da Cidade, que se estende a sul.