Invernadeiro

Promotor: Associação Comercial, Industrial e Serviços da Região Oeste

O projecto Invernadeiro visa dotar a Praça Pública do Novo Mercado Municipal de um equipamento que permita, independentemente das condições climatéricas, a realização de eventos relacionados com actividades económicas de interesse municipal, contribuindo, deste modo, para a competitividade, o empreendedorismo e a inovação do tecido económico e empresarial do concelho.

O projecto cumpre outros objectivos paralelos: contribui para a dinamização e atracção deste novo espaço público da cidade; concorre, em articulação estreita, para o reforço do Novo Mercado Municipal enquanto pólo económico concelhio, e fomenta hábitos de sociabilização e de utilização do espaço público por parte do comércio tradicional, componente importante em processos de regeneração urbana.

O projecto é constituído por um conjunto de chapéus de sol, de fácil colocação e desmontagem, cuja disposição na praça pode variar de acordo com as características dos eventos. Para tal, os 9 módulos dispõem de uma matriz composta por 30 bases de assentamento, que garante flexibilidade e diversidade de soluções de uso.

O novo espaço permite estender ao período de Inverno o funcionamento da Feira Rural. Para além disso, a ACIRO, enquanto promotora e dinamizadora deste equipamento, propõe-se realizar eventos como mostras de produtos regionais, mostras de ciência e tecnologia, passagens de modelos em colaboração com os empresários da região, espectáculos ao vivo, fóruns e tertúlias e animação infantil.