Mini-Bus Eléctrico

Promotor: Câmara Municipal de Torres Vedras

A aquisição do Mini-Bus eléctrico tem como objectivo a promoção da mobilidade no Centro Histórico de Torres Vedras, oferecendo transporte público à população em geral, mas dando especial atenção à população idosa e a pessoas com mobilidade condicionada.

A mobilidade constitui um dos factores mais importantes a ter em conta nos processos de regeneração urbana. A instalação do novo Terminal Rodoviário no extremo poente do Centro Histórico e, no pólo oposto, do novo Mercado Municipal, vem concorrer para o estabelecimento de uma carreira urbana de conexão entre estes dois equipamentos, promovendo, em simultâneo, o atravessamento nascente/poente do Centro Histórico.

 

A tecnologia e as dimensões do veículo adoptado garantem uma solução de baixo impacte ambiental, com reflexos positivos sobre o consumo energético, ruído e qualidade do ar, e de grande adaptabilidade a malhas urbanas estreitas e sinuosas e à circulação em espaços semi-pedonalizados.

O Mini-Bus eléctrico constitui-se, deste modo, como uma solução indutora da diminuição do tráfego automóvel e facilitadora da requalificação urbanística e ambiental do espaço público, contribuindo para a atractividade sócio-económica da área.